A relação comercial entre brasileiros e chineses

Sendo a maior parceira comercial do Brasil por uma década, as reuniões com os chineses ainda não são tão fáceis. A questão cultural implica também nos resultados das propostas feitas nas reuniões. A utilização do mandarim se faz necessária uma vez que para os chineses, é um orgulho nacional, mesmo para quem fala inglês.

O brasileiro que for estabelecer contato com essa cultura deve ficar atento a algumas questões, como por exemplo, saber se o interlocutor fala outros idiomas além do chinês, ter um bom intérprete e um material de apresentação traduzido. Alguns outros detalhes como entregar o cartão de visita com as duas mãos e nunca gesticular em uma reunião também devem ser analisados. Para separar todas as dicas de como se comportar em uma reunião com chineses de acordo com a cultura do país, a Folha de São Paulo separou algumas dicas, confira:

O idioma

Você deve analisar se o interlocutor fala inglês, mas é sempre bom ter um tradutor de mandarim, pois mesmo quem fala inglês, opta pelo mandarim. Traduza todos os documentos e apresentações que levar.

Cartão de visita

Leve muitos com você (bilíngue) e entregue sempre em ordem hierárquica e com as duas mãos para demonstrar respeito. Todos farão o mesmo com você.

Confiança

Para os chineses, confiança é algo primordial, por isso sempre entregue e cumpra tudo no prazo, tente estabelecer conversas paralelas sobre assuntos pessoais, como família, cultura, mas nunca sobre política local.

Gesticular

Procure não gesticular muito, mexer as mãos é grosseiro e quando for cumprimentar, curve-se suavemente. Nunca estabeleça qualquer contato físico, como tapinhas nas costas, abraços ou algo do tipo. Também nunca coloque a mão na frente da boca, pois é considerado grosseiro.

Tratamento

Para falar com as pessoas deve-se saber os cargos, sempre fale primeiro com o parceiro hierárquico superior, chame-o pelo cargo, seguido pelo sobrenome.

Presentes

Os chineses gostam de trocar presentes, mas cuidado, pois dependendo do presente pode parecer propina. Então opte por livros de arte, presentes neutros e nada muito extravagante.

Roupas

Nunca use cores fortes, homens usam ternos e gravadas de cores neutras e mulheres não devem usar decotes, pois como são mais conservadores consideram decotes fora de questão.

Entenda os sinais

Os chineses não utilizam negativas diretas quando o assunto são negócios, muitas vezes um “sim, tudo bem” pode ser um “provavelmente não”. Para mostrar que o sim é realmente um sim, prefira frases como “vou dedicar tempo a esse assunto”.

Ficou com alguma dúvida? Comente neste post

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br

Referências: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/12/desconhecimento-de-costumes-marca-comercio-brasil-china.shtml