A Tecnologia favorece a leitura?

É comum ouvirmos que a chegada da tecnologia deixou muitos “preguiçosos” e sem o habito de ler, mas seria isso uma verdade?

Atualmente os autores estão se adaptando para trazer o público do infanto juvenil para dentro dos livros, sejam eles digitais ou não. Há 5 anos, na Bienal do Livro, em São Paulo, foram realizados mais de 18 eventos para esse público.

O interesse em leituras existe, mas não da mesma forma que antigamente. Nos tempos da tecnologia somos bombardeados por informações o tempo todo via redes sociais, jornais digitais, sites, blogs. Existe quem diga que esse excesso de informação não deixou o ser humano mais inteligente, porém, o contato e a facilidade que temos a informação é indiscutível.

Mesmo enfrentando alguns problemas que surgiram com a nova onda de tecnologia, como as fake News e o imediatismo, existem bons pontos a serem analisados. Toda mudança gera conflitos de início, mas se olharmos para os pontos bons, nossas crianças estão aprendendo mais rápido e vivendo em um mundo globalizado, dominando tecnologias e pensando na mesma velocidade em que as notícias chegam.

É importante ressaltar que até as gerações anteriores estão se adaptando aos kindles, espécie de “livros digitais” que são como um tablet, com a opção de baixar e comprar vários livros.

Os adolescentes, por sua vez, utilizam as redes para acompanhar seus autores preferidos e também podem corrigir possíveis erros gramaticais e até mesmo os de tradução, já que muitos livros são traduzidos para vários idiomas neste mundo globalizado. O contato com as editoras se tornou muito mais fácil por meio das redes sociais, sendo um meio que jovens também utilizam para cobrar traduções, erros e até mesmo enviar elogios, estabelecendo uma comunicação saudável entre o que as editoras estão apresentando e o que os leitores estão querendo.

Por último, gostaríamos de deixar uma dica aos jovens que estão treinando um novo idioma, a leitura de livros em seu idioma original ou no idioma em que você está aprendendo, é muito enriquecedor, além de ter contato com a obra original, aumentará seu vocabulário.

Ficou alguma dúvida? Comente nesse post.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br