Como organizar sua primeira viagem ao exterior

Vacinas e documentação

Antes de passar a madrugada em sites de passagens para conseguir o melhor preço, tenha em mente que você precisará resolver algumas situações que podem ou não ser rápidas. A primeira delas é a questão das vacinas, você precisará do Certificado Internacional de Vacinação em alguns países, profilaxia contra febre amarela em outros, para ter certeza qual a requerida no seu país de destino consulte www.anvisa.gov.br/viajante. É importante lembrar que algumas vacinas têm períodos específicos para começarem a fazer efeito, varia de dez dias a seis semanas e você deve esperar o período todo para depois conseguir viajar, por isso vacine-se com antecedência.

Outra questão, talvez a que gere mais dúvidas, é a documentação necessária. A maioria dos países exige o passaporte, mas muitos da América Latina aceitam apenas o RG. Se você não tem o passaporte, se o mesmo está vencido ou prestes a vencer, deve-se regularizar a situação. Alguns países aceitam o passaporte com validade mínima de seis meses, em outros o passaporte apenas deve estar válido durante o período da viagem, vale a pena consultar. Os passos para tirar o passaporte, estão bem simples agora, basta:

  1. Preencher o formulário online no site da Policia Federal
  2. Pagar a taxa
  3. Agendar um atendimento em alguns dos centros de atendimento da Policia Federal através do site
  4. Levar seus documentos originais na PF (estarão no site os documentos necessários)
  5. Após alguns diasretire seu passaporte em um dos postos da PF

Com o passaporte em mãos, certifique se o seu país de destino exige ou não o visto. Alguns países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Japão e Dubai exigem o visto e que ele seja retirado antes de embarcar. O Estados Unidos também exige que você possua o visto americano mesmo se for apenas fazer uma conexão no país. O visto americano, por exemplo, segue passos simples para a solicitação, como preencher um formulário online, agendar uma entrevista, ir ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa; depois ir ao Consulado e realizar a entrevista.

Roteiro de Viagem

Após toda a parte mais burocrática ter passado, pesquise muito sobre as atrações e passeios no seu local de destino, evite problemas como mudanças de temperatura, horário de funcionamento dos locais, problemas políticos/sociais do país, entre outros. Baixar alguns apps como Google Maps, Airbnb, Uber, Citymapper, Omio e Google Tradutor, podem te ajudar com a localização e comunicação no país.

Hospedagem

Procure hotéis ou hostels de sua preferência, mas sempre pesquise os comentários e indicações do local por outros brasileiros, assim como a localização e a frequência de estrangeiros que se hospedam lá.

Passagens e Voo

Escolha a empresa que deseja viajar, mas antes lembre-se de alguns critérios, como refeições, comprar passagens com antecedência para evitar overbooking e assentos. Como o avião para voos internacionais é bem maior, a escolha do assento perfeito fica mais difícil, pesquise sites que te ajudem com isso, como o Seat Plans, àsvezes por muito pouco, você consegue uma poltrona na área executiva. Outro benefício interessante são as milhas, o processo é o mesmo dos voos nacionais e você ainda pode acumular seus pontos em agências aéreas parceiras da que você viajará. Caso tenha alguma alergia ou dieta diferenciada, peça para prepararem uma refeição exclusiva para você, como pratos sem lactose, carne ou glúten. Se possuir alguma deficiência ou dificuldade de locomoção, ligue para a agência aérea para especificar.

Seguro de Viagem

Imprescindível! Na Europa é até obrigatório. Nunca se sabe quando vai acontecer um acidente, principalmente no exterior, que suas possibilidades são mais restritas. Ligue para a operadora do seu cartão de crédito e verifique se eles oferecem algum tipo de benefício parecido.

Moeda e Orçamentos

Planeje muito bem seus gastos com alimentação, hotel, presentes, compras, atrações e aquele dinheiro de emergência. Analise qual a melhor forma de levar seu dinheiro na viagem, com a moeda instável e IOF alto, é melhor pesquisar antes sobre o país de destino, o quão seguro é levar dinheiro em espécie, se aceitam o dólar americano, quais cartões são aceitos, máquinas de saque e câmbio. Não esqueça que suas contas de água e luz ainda continuam no Brasil, então planeje-se para não voltar sem dinheiro e entrar no mundo das dívidas.

Aeroporto e decolagem

Chegue com três horas de antecedência para fazer o check-in, confira seus documentos como o passaporte, os assentos, as bagagens e programa de milhas se tiver. Pergunte sobre tudo o que precisar e siga as orientações dos funcionários do aeroporto.

Imigração

A parte que ficamos com aquele friozinho na barriga, mas calma, responda todas as perguntas do agente de imigração e não minta nunca, evite selfies na área de segurança e seja educado. Tenha impresso todas as reservas de hotéis, passagens de volta, seguro, cartão de crédito internacional ou aquela graninha extra. Durante o voo você receberá o formulário de imigração e declaração de bens que deve preencher corretamente e entregar para o agente de imigração.

Você chegou ao seu destino!

Eba! Agora é só aproveitar a viagem e lembrar das dicas de segurança e conforto. Crie memórias e aproveite muito!

Ficou alguma dúvida? Comente nesse post.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br