Outubro rosa: Nós apoiamos essa causa.

O mês de outubro é voltado para a conscientização do câncer de mama, lembrando dos cuidados que a mulher deve ter com seu corpo, realizando autoexame sempre que possível e também dependendo da idade, os exames de mamografia.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, segundo dados da INCA (Instituto Nacional de Câncer), com a porcentagem de 25% de todos os tipos que afetam as mulheres, o Instituto também estimou que foram 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sintomas são caroços (nódulos), geralmente endurecidos, fixos e indolores; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não existe uma única causa para a doença, nem uma única idade, podendo aparecer em qualquer época da vida, mas foi diagnosticado que a maioria das mulheres que obtiveram o câncer possuíam agentes relacionados ao envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher (idade da primeira menstruação, ter tido ou não filhos, ter ou não amamentado, idade em que entrou na menopausa), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Para se prevenir, além do autoexame podemos incluir a prática de atividade física, a amamentação e a alimentação saudável. Outro fator necessário para mulheres entre 50 e 69 anos é a mamografia, exame que ajuda identificar o câncer antes mesmo dele se manifestar, recomenda-se o exame a cada dois anos.

É importante lembrar que as mulheres que já foram acometidas pelo câncer de mama e realizaram os tratamentos e a retirada da mama, podem recorrer a cirurgias reparadoras como o implante de silicone gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para você que é homem também pode participar da iniciativa, divulgando informações e campanhas para a conscientização da prevenção primária, detecção precoce e mamografia, lembrando que no mês de novembro existe também o Novembro Azul.

Previna-se.

Nos siga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/SPTrad/

LinkedIn: https://pt.linkedin.com/company/agiletranslations

Instagram: https://www.instagram.com/agiletranslations/

Site: www.agiletranslations.com.br